sexta-feira, 1 de novembro de 2013

letras Joinvilenses: A coisa mais simples do mundo

Aquele teria tudo para ser mais um dia comum na vida do escritor JURA ARRUDA:ida ao supermercado,compras,fila....Até que ,sem querer, ele ouviu uma conversa e uma única frase produziu várias perguntas em sua cabeça.CONFIRA: "Saí do supermercado em direção à escada rolante,trazia algumas sacolas de plástico à mão porque insisto em esquecer minhas sacolas de pano numa gaveta da cozinha..Penso e tento registrar em uma agenda mental uma nota para pegar as sacolas reutilizáveis assim que chegar em casa e coloca-las no carro.A vida anda tão complicada,tão cheia de compromissos e com tão pouco tempo para fazer tudo que no minuto seguinte já esqueci da nota.Vou lembrar só no dia que precisar voltar ao mercado e estiver na fila do caixa. Atravesso as pessoas,o tempo urge,chego à escada rolante e é aí,no momento da descida,,no momento em pouso os pés no primeiro degrau que ouço o trecho de uma conversa que vai me acompanhar pelas próximas semanas.Não sou fofoqueiro,nem ao menos curioso,mas para meu azar ,ouvi tão somente um trechinho da conversa que nada dizia ,e era,no entanto um universo inteiro de possibilidades.Ouvi um recorte sem contexto,uma frase solta.Uma frase tão solta quanto meus pensamentos. Pssou por mim uma senhora de pouco mais de 50 anos, conversava com uma mulher um tanto mais jovem. Não pude ouvir nada além de 'a coisa mais simples do mundo é isso.'A escada se movia para baixo,logo atrás de mim uma multidão se formara.A mulher saiu de minha vista.Desde então estou passando os dias a imaginar o que seria a coisa mais simples do mundo. Pausa para sua reflexão. Divido com você essa angústia. Seria trocar uma lâmpada,cozinhar um ovo,respirar? Obviedades!Ela falava de algo enorme,transcendental e,inequivocadamente, simples. O mundo anda tão mais complicado do que antes! A tecnologia facilitou tudo e nos tirou tanto!Para onde caminham todos?Qual o sentido?Por que a coisa pública não funciona?O que mudou com o Protocolo de Manchester? Que emaranhado de religiões é esse,que tantas interpretações são essas? Qual a palavra?Qual a verdade?Qual o motivo das guerras santas,que de santas não têm nada? O efeito estufa existe?Qual é a real ,minha gente?A água ,o chocolate,o ovo e a cerveja fazem bem ou mal?Por que as dúvidas aumentam na proporção das descobertas científicas? Qual a escolha certa?Qual a lógica?Qual a saída?Em que momento as amizades tornam-se mais virtuais do que reais? E o que isso vai mudar em nossas relações?Diga-me,o que torna tudo tão complicado?Onde o mundo vai parar?E,pelo amor da humanidade,minha senhora,o que é a coisa mais simples do mundo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário