sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Entrevista:Pesquisador TIAGO GABRIEL DE SOUZA

Quem frequenta uma das agências do INSS em Florianópolis e é atendido por TIAGO GABRIEL DE SOUZA não imagina que esse rapaz tímido e discreto torce para um dos grandes rivais dos times locais(Avaí e Figueirense),o Joinville Esporte Clube,o JEC.Ele não apenas torce como também foi capaz de sacrifícios como acompanhar o primeiro jogo das finais do campeonato estadual entre Joinville e Marcílio Dias em 2000 no estádio do adversário e sujeito fúria da torcida do clube local.Como o próprio nome já indica o ALAMEDA CULTURAL é um espaço dedicado a cultura de Joinville mas neste caso estamos abordando algo que faz parte da cultura do brasileiro e gostando ou não o Joinville Esporte Clube é um patrimônio da cidade.Caso você queira contribuir com a pesquisa do TIAGO enviando alguma informação ou sugestão entre em contato com ele pelo telefone (47)96766153 ou pelo e-mail ti.gabriels@gmail.com.AGORA VAMOS CONFERIR A ENTREVISTA: "1-COMO SURGIU SUA PAIXÃO PELO JEC? TIAGO- Minha paixão pelo JEC começou na infância, nos anos 90 e sem a influência de ninguém. Eu passava todos os dias em frente ao Ernestão para ir estudar no colégio Elias Moreira. Quando eu passava em frente ao estádio, no auge de minha mente fértil de criança, eu ficava sempre imaginando como eram os jogos, a torcida vibrando e todo o clima que envolve uma partida de futebol. E ao longo do tempo isso foi criando um certo fascínio em mim. Até que um dia, eu resolvi ir sozinho a um jogo do JEC. Ainda criança e sem dinheiro algum conseguia entrar sem pagar no estádio, e a partir de então, assistir aos jogos do JEC passou a ser o máximo de emoção para mim até os dias de hoje. 2-POR QUE DA PESQUISA? TIAGO-Nasci em 1982(ABAIXO FOTO DA EQUIPE DO JEC DE 1982), não acompanhei o surgimento do JEC e nem a gloriosa década de 80 em que o JEC se tornou octacampeão, mas sempre me interessei em conhecer bem a história do clube e ouvir histórias sobre vários jogos e ex-jogadores. E a partir de 2009 iniciei essas pesquisas em jornais antigos. E já fui em algumas cidades para pesquisar sobre o JEC: Joinville, Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Pelotas/RS, Caxias do Sul/RS, Novo Hamburgo/RS, Ponta Grossa/PR e Cascavel/PR. Tenho registrado em fotos praticamente todas as notícias publicadas nos principais jornais de SC do período de 1976 até 1987, e ainda continuo aumentando meu acervo com pesquisas quase que diariamente. 3 - QUE FATOS ATÉ AGORA MAIS LHE CHAMARAM A ATENÇÃO? TIAGO-Os grandes jogos do Joinville são os que mais me chamam a atenção nessa pesquisa.(ABAIXO COMEMORAÇÃO PELA CONQUSTA DA SÉRIE C EM 2011) As participações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e também partidas decisivas de estaduais. Mas o JEC tem uma história incrível que fica difícil citar apenas alguns fatos. Quando mais eu pesquiso, mais e mais fatos da história do clube me chamam a atenção. 4 - COMO ESTÁ SENDO A REPERCUSSÃO DE SEU TRABALHO? TIAGO-Por enquanto, faço apenas algumas publicações no site Nasceu Campeão(www.nasceucampeao.com.br) de acordo com os jogos do JEC. Essas publicações são apenas uma pequena parte de todo o material que possuo. Algumas pessoas fazem comentários positivos e valorizam o trabalho, mas ainda estudo uma forma de divulgar melhor o trabalho para que mais pessoas vejam e gostem. 5- VOCÊ PRETENDE ESCREVER UM LIVRO? TIAGO-Sim. Tenho projeto para escrever não apenas um livro, mas alguns livros contando as glórias do JEC desde sua fundação. Faria um livro apenas contanto a história da fusão e a trajetória no ano de 1976. Outro livro contando a trajetória do JEC no ano de 1977 em houve a primeira participação no nacional(ABAIXO FOTO DESSA EQUIPE). E outros livros que contariam as histórias de cada título estadual. Até iniciei o projeto escrevendo algumas páginas do primeiro livro, mas por falta de tempo e apoio, tenho adiado esse projeto, que na verdade, é um sonho pessoal a ser realizado. 6- O CLUBE TEM CONHECIMENTO DO SEU TRABALHO? TIAGO-Não. Até mesmo porque o JEC nunca fez um trabalho nesse sentido. Até entrei em contato com um diretor que não está mais ligado ao clube há algum tempo atrás, mas o projeto não seguiu adiante. Mesmo assim, continuo coletando informações e preparando material para poder desenvolver o projeto. 7- DEIXANDO O SEU LADO DE TORCEDOR DE LADO,O QUE É DIFÍCIL,COMO VOCÊ DEFINIRIA O JOINVILLE ESPORTE CLUBE E QUAL SERIA A SUA IMPORTÃNCIA PARA A CIDADE? TIAGO-Concordo que é difícil deixar o meu "lado de torcerdor", mas eu vejo o Joinville Esporte Clube como um caso único no futebol. Um clube que surgiu da união de outros dois clubes rivais e que se tornou várias vezes campeão unindo toda a cidade em torno de uma paixão da cultura nacional que é o futebol. O JEC é um clube novo (comparado com outras equipes), mas que já consolidou sua história no futebol brasileiro e na sociedade joinvilense, possuindo uma torcida grande e fanática. Mesmo nas piores crises (como houve num passado recente), o clube sempre teve grande número de torcedores e lideranças na cidade que estavam ao seu lado. E certamente, uma cidade com o poderio econômico que Joinville tem, merece um clube que represente de forma digna toda a sua importância estadual e nacional. E o JEC, ultimamente, tem conseguido isso ao no mínimo estar brigando para voltar à primeira divisão do futebol brasileiro, um lugar onde o clube já realizou grandes campanhas no passado. Campanhas estas, que merecem ser revividas e até contadas em livros!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário