sexta-feira, 19 de julho de 2013

Entrevista:escritor DAVID GONÇALVES-parte final

Essa á última parte da entrevista com o escritor DAVID GONÇALVES.Confira: "7. QUAL É A RELAÇÃO DO NORTE E NOROESTE DO PARANÁ(fotos abaixo) COM A SUA OBRA? Toda a minha obra se pauta no Norte e Noroeste do Paraná. Para não prejudicar ninguém, adotei uma cidade-metáfora: Quadrínculo. Mas ela representa qualquer cidade da região. Esta região do Paraná é um verdadeiro laboratório étnico e social. Não tem no Brasil uma região tão rica em assuntos. Jandaia do Sul, Apucarana, Arapongas, Londrina, Maringá são extraordinárias como fonte de inspiração. A cada dois meses, passo uma semana nesta região, estudando, pesquisando, conversando com as pessoas. De vez em quando, alguém me pergunta: por que não escreve sobre Joinville ou qualquer outra cidade de Santa Catarina? O romance Pó e sombra se passa na região de Joinville, Vila da Glória, São Francisco do Sul, precisamente na bela Baía da Babitonga. O álcool e a droga são os temas deste livro. Mas não gosto de nomear as cidades em meus livros. Por causa deste livro, sempre alguém me pergunta: o personagem tal é o fulano de tal? Algumas pessoas gostam de misturar a ficção com a realidade! 8. O QUE VOCÊ PENSA SOBRE OS CONCURSOS LITERÁRIOS? No começo, eu tinha grandes esperanças sobre os concursos. Aquela história de ganhar prêmios, ser reconhecido etc. Mas logo me desiludi: os concursos, na maior parte das vezes, não passam de "grupinhos e panelinhas", que já escolheram os seus premiados... Bem, participei de um só: e ganhei, no Estado de Goiás, com o livro Atualização das formas simples, um estudo sobre a obra de Hugo de Carvalho Ramos(VER FOTO ABAIXO), um grande escritor goiano. Depois, nunca mais. Recentemente, a Academia Catarinense de Letras me presenteou com o prêmio Othon Gama d´Eça, pelo conjunto de minha obra. 9. POR QUE NUNCA ESCREVEU POESIAS? Até rabisquei algumas poesias. Mas não me identifiquei com o gênero. Admiro quem escreve. Sou um fiel leitor de poesias. Adoro Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Vinícius de Morais. Dos poetas brasileiros atuais, considero Gilberto Mendonça Teles o melhor, com uma obra consistente e inteligente, sem abandonar o lirismo. Em Santa Catarina, o poeta Alcides Buss(VER FOTO ABAIXO), entre outros, é o que mais me cativa. Obviamente, há gente nova fazendo boa poesia. Sou apenas um leitor de poesias, não sou poeta. 10. QUAIS SÃO OS ESCRITORES QUE EXERCERAM INFLUÊNCIA SOBRE SUA OBRA? Diversos me influenciaram. Na literatura brasileira, Machado de Assis(VER FOTO ABAIXO), Monteiro Lobato, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Érico Veríssimo e outros. A gente não faz literatura do nada. Na literatura mundial, admiro Tolstoi, Dostoiévski, Bashevis Singer, Eça de Queirós, Maupassant, Allan Poe, Luigi Pirandello, Anton Tchekhov... Os outros escritores são indispensáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário